.

.

12 agosto, 2011

Monlevade pode viver uma crise de legitimação

Existem, em resumo, dois tipos básicos de relacionamentos governamentais, dentro de uma democracia. Com o segundo setor, que é a iniciativa privada e com o terceiro setor, que é a sociedade civil organizada. O relacionamento do governo apenas com o segundo setor configura o corporativismo. Apenas com o terceiro setor, populismo.

O início do governo Prandini conseguiu reunir, por curto período, os três setores, num início de governabilidade.

Em seguida, surgiu uma forte tentativa de populismo, porém fracassada, com participação de líderes religiosos, mas sem apoio da maior parte dos fieis.Também em breve período, mas não se solidificou. O flerte com a iniciativa privada se encerrou com declarações sobre municipalização de áreas da ArcelorMittal, com o fim do parque de exposições no Areão, aumento de impostos, possibilidade de venda de áreas públicas, dívidas com fornecedores e com a crise das permissões de uso.

Hoje, o que se nota, é um namoro da população com algo inesperado. A busca por um tipo de relação que excluiu o máximo possível o primeiro setor, ou seja, o governo municipal. O setor privado e a sociedade civil organizada discutem formas de realizar tarefas sem a necessidade do governo. Isso quase aconteceu com o protesto na BR 381, acontece em eventos particulares em que entidades são beneficiadas e pode acontecer com a Polícia Militar que depende de verba extra para funcionar com qualidade (dinheiro este que teria sido cortado pela Prefeitura), e, também, com pais de alunos tirando seus filhos da escola pública e matriculando-os na privada, em função da greve mal administrada pela Prefeitura.

Caso se torne uma tendência, essa união entre sociedade civil organizada e iniciativa privada, aí sim, estará em vigor o que previu, lá atrás, o advogado Fernando Garcia em seu blog. Uma crise de legitimação municipal.


Resumo do que escrevi acima:

Primeiro setor = público (governo)
Segundo setor = iniciativa privada (empresas)
Terceiro setor = sociedade civil organizada (sindicatos, igrejas, entidades)

Primeiro setor + segundo setor = corporativismo
Primeiro setor + terceiro setor = populismo
Primeiro setor + segundo setor + terceiro setor = GOVERNABILIDADE
Segundo setor + terceiro setor - primeiro setor  = CRISE DE LEGITIMAÇÃO

Nenhum comentário: