.

.

10 outubro, 2011

O valor da democracia


Sempre que ouço na TV a propaganda do programa Manhantan Connection, vejo um de seus comentaristas exclamando a frase: “A democracia tem um valor em si só”. Aproveito esse momento para lembrar o quanto, realmente, a democracia é um bem com valor incomensurável e que se estende a todos.

Vivemos em sociedade e, por isso, criamos normas de conduta. Essas normas foram traduzidas em leis. Essas, por sua vez, limitaram, necessariamente, nossa liberdade. Nós abrimos mão de uma parte mínima de nossa liberdade para garantir um convívio  com menos conflitos particulares. Não fosse assim, seria o caos.

As leis são administradas pelos governos escolhidos pela maioria e com prazo de vigência. Se determinado governo utiliza-se de seu direito de  punir para aumentar, excessivamente, a perda de liberdade de seu povo, significa que ele é tirânico.

Hoje em dia, uma das formas veladas de praticar a tirania é aumentar, demais, os impostos. Por exemplo. Quanto mais você paga de água, taxa de limpeza pública, passagem no transporte público, produtos, IPTU, IPVA, significa que mais tirânico é o governo. Ou seja, ele te priva, cada vez mais, de usar o seu salário com você mesmo e sua família através dos aumentos abusivos de impostos e taxas. Piora a situação quando esse dinheiro é consumido pela corrupção.

Outra forma é tentar retirar de você o direito de manifestar a sua opinião. Quanto mais um governo se preocupa em limitar a liberdade de expressão, mais tirânico ele é.

Antigamente você tinha que aturar tudo isso sem poder fazer nada. É justamente aí que impera o  “valor em si só” da democracia, citada pelo comentarista do Manhantan Conection. De quatro em quatro anos você pode observar se o governante de sua cidade, estado ou país é tirânico ou busca manter a harmonia social. Se for um político justo e razoável, que não abusa de sua prerrogativa, não aumenta demais os impostos ou até implanta políticas para diminuí-los, ou não se preocupa demais com a liberdade de expressão alheia,  vale a pena mantê-lo no poder.

 Mas, se for um tirano, que está sempre abusando dos impostos, das liberdades, aí meu amigo e minha amiga, basta você votar, democraticamente, contra e bani-lo do poder. E olha, as eleições já estão chegando.

Nenhum comentário: