.

.

08 agosto, 2013

Projeto executivo do novo campus da Uemg é apresentado em reunião na Cidade Administrativa



Encontro teve a presença do secretário estadual Nárcio Rodrigues, deputado federal Rodrigo de Castro, vereador Guilherme Nasser e do prefeito Teófilo Torres

Reafirmando o compromisso assumido com os alunos, professores e com a diretoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), campus João Monlevade, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, apresentou o projeto executivo do novo campus de João Monlevade. A apresentação foi feita na última segunda-feira, dia 5, durante uma reunião na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal, Guilherme Nasser (PSDB), o prefeito Teófilo Torres (PSDB), Tito Torres, o deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB), o reitor da Uemg, Dijon Moraes Júnior, a vice-reitora da universidade, Santuza Abras, o diretor do campus em João Monlevade, Gláucio Linhares, a vice-diretora, Gleicia Miranda, o presidente do Diretório Acadêmico, campus Monlevade, Darlan Dias Coellho, além de alunos e funcionários da instituição.

O secretário Nárcio fez a abertura da reunião, parabenizando o prefeito, a Câmara Municipal, bem como o deputado Rodrigo de Castro e o atual conselheiro do Tribunal de Contas, Mauri Torres, pelo empenho em não apenas trazer a Uemg à João Monlevade, mas também pelo compromisso de sempre buscar melhorias para o campus. “Sabemos que a realidade não é favorável, afinal o prédio onde hoje funciona a universidade não foi projetado para isso. Mas buscamos sempre melhorias para que seja estabelecida uma qualidade de ensino aos estudantes da universidade”, destacou o secretário. Logo após, o reitor da universidade, Dijon Moraes, disse que as melhorias que vêm sendo feitas no atual prédio, e o projeto do novo campus dão fôlego para a continuidade dos trabalhos.

Conforme apresentado no encontro, a pretensão é que o novo campus seja construído em área pertencente à ArcelorMittal Monlevade, localizada próximo ao atual prédio da universidade. Para tanto, a Prefeitura e o estado já se reuniram com a siderúrgica para solicitar a doação da área e apresentar o projeto. Segundo o prefeito Teófilo Torres, é aguardada uma posição da direção da empresa em Luxemburgo sobre a doação do terreno. “Temos muita confiança de que a doação será concretizada”, disse. Ainda segundo o prefeito, a união de forças políticas e sociais nas esferas municipal e estadual é que permite este avanço. Guilherme Nasser reforçou a fala do chefe do Executivo. “Esta luta teve início com o ex-prefeito Carlos Moreira, o então deputado Mauri Torres e o atual secretário de Governo, Danilo de Castro. Estamos dando continuidade a este projeto que com o esforço de cada um só tem a avançar”, destacou o vereador, que ainda parabenizou os estudantes pelas reivindicações de melhorias para a universidade em Monlevade.

O deputado federal Rodrigo de Castro, ressaltou que as melhorias feitas no atual campus são fundamentais para a continuação da Uemg em Monlevade e destacou que a construção de um novo prédio é um passo a mais para a qualidade do ensino. “O governador Anastasia está sensível a esta causa. Concretizada a doação do terreno, o objetivo é dar início ao processo de licitação da obra”, disse. Já o diretor Gláucio Linhares agradeceu a parceria e empenho do governo estadual, da Prefeitura e da Câmara de Monlevade em buscar melhorias para o campus. Por último, Darlan Dias Coelho agradeceu o reconhecimento dos presentes às reivindicações dos alunos e afirmou acreditar na concretização do projeto. “A construção do novo campus será a concretização de um sonho de todos os alunos”, resumiu.

Saiba mais sobre o novo campus
O novo campus da Universidade do Estado de Minas Gerais irá custar R$17,6 milhões. Para as obras, foi solicitado junto ao vice-presidente para a América Latina da ArcelorMittal, Augusto Espeschit de Almeida, a doação de um terreno de 85.726 m². A doação já foi autorizada a nível nacional, sendo aguardada a decisão da diretoria administrativa da empresa, em Luxemburgo.

O novo campus terá três pavimentos, que comportarão 15 laboratórios, 32 salas de aula, biblioteca, cantina, sala de projetos, salas administrativas e auditório. A previsão é de que a obra seja concluída em até dois anos.

Ainda como resultado da integração política municipal e estadual, algumas melhorias já foram conquistadas. Como exemplo pode ser citado a compra de equipamentos para os laboratórios, a construção da nova portaria de acesso ao atual campus, construção de muro de arrimo, dentre outros. A previsão é de que essas obras sejam concluídas no início de setembro.

Concurso público para seleção de professores

Outra boa notícia anunciada durante a reunião foi a previsão de dois concursos para seleção de professores da Uemg em João Monlevade. Segundo Dijon Moraes, a previsão é de que um concurso ocorra ainda este ano, com 60 vagas. Destas, 31 são para professores com doutorado e 29 para docentes com mestrado. Em 2014 deverá ocorrer mais um concurso, com 45 vagas.

Mais uma conquista anunciada durante o encontro é que o Conselho Estadual de Educação conferiu conceito `A` aos cursos de Engenharia Metalúrgica e Engenharia Ambiental, do campus em Monlevade. Além disso, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), retirou a restrição aos cursos de engenharia em João Monlevade. A restrição se devia a problemas enfrentados devido à estrutura dos laboratórios antes usados pelos estudantes.

Encontro também com o secretário de Governo

Guilherme Nasser, juntamente com Teófilo Torres, Tito Torres, e os representantes do Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia (FaEnge), Darlan Dias Coelho e Helder de Araújo Assis, se encontraram ainda com o secretário de Governo, Danilo de Castro. Na oportunidade, eles pediram o apoio do secretário nas questões relacionadas à Uemg. Danilo se comprometeu a apoiar mais uma vez o município.

Nenhum comentário: