.

.

15 outubro, 2013

Entre urubus e abutres

Apesar de não ser um profundo conhecedor dos sistemas políticos, acredito muito na democracia. Ela é, dentre os modelos que conheço, mesmo que superficialmente, a menos ruim alternativa. Mais do que isso: sou favorável ao capitalismo, pelos mesmos motivos acima expostos.

Mas, no país onde, teoricamente, a democracia seria mais forte, os EUA, algo nos deixa descrentes. É que, por lá, uma oposição radical quer impedir o presidente da maior economia do Mundo de elevar o teto da dívida, o que levará o mundo a uma nova crise sem precedentes em dois dias se persistir. São os republicanos, mas em outro momento da história, já foram os democratas.


O que é pior nesta polêmica toda é que a gente sabe, bem no fundo, que o presidente dos EUA é vítima de chantagem política. Os parlamentares de lá estão pouco se lixando para ideologia e estão em busca de benefícios, ou mesmo apenas para mostrar que detêm poder. A democracia, quando usada dessa forma pela oposição, consegue ser mais nociva ou tanto quanto quando o faz um poder Executivo estritamente autoritário. 

Nenhum comentário: