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15 fevereiro, 2012

A farra da imprensa

Veículos de comunicação com linha editorial contrária ao grupo de oposição e que elogia governo Prandini fatura mais verba pública. Comunicação tem orçamento milionário para 2012 e privilegia aliados. Esquema é possível graças a licitação de agência de Comunicação. Escolha de órgãos que receberão anúncios publicitários parece não ter rigor técnico, mas interesse político.


Órgãos de imprensa que atacam o grupo do ex prefeito Carlos Moreira ou elogiam e trazem matérias positivas sobre o Governo Prandini receberiam mais dinheiro público. Um relatório exibido na Câmara pelo vereador Sinval Jacinto Dias (PSDB) aponta que órgãos de imprensa da cidade e de fora são privilegiados na cota milionária da Comunicação pelo Governo Prandini (PV).

Segundo dados da Prefeitura, só no mês de agosto do ano passado, o jornal O Celeste, conhecido por divulgar fotos com expressão facial "distorcida" do ex prefeito Carlos Moreira (PSDB) e reportagens com conteúdo crítico ao grupo, recebeu R$ 12.332,00 só naquele mês. Um jornal de Itabira chamado "Espinhaço", que seria de propriedade de um apresentador de rádio com programa de linha editorial parecida com do jornal O Celeste sob o ponto de vista político, recebeu mais de R$ 7.000,00, no mesmo período. Apesar dos altos valores, o locutor afirma em seu programa de rádio, exibido na Comunicativa FM, emissora ligada ao PT, constantemente que "não tem ligação com grupo político nenhum".

Paralelamente, o jornal Bom Dia, que circula há anos em João Monlevade e tem periodicidade maior que os jornal Espinhaço de Itabira e O Celeste, recebeu no período citado pouco mais de R$ 5.000,00. Já o jornal A Noticia, bisemanário de João Monlevade, não recebeu anúncios da Prefeitura de Monlevade.  Uma quantia desproporcional e que aponta falta de rigor técnico na escolha dos veículos de imprensa que recebem dinheiro público.

Para maquiar o pagamento dos jornais, uma agência de publicidade é contratada após licitação. A agência seria responsável por repassar os anúncios e, de acordo com fonte que prefere não se identificar, os anúncios vêm com o órgão e valor a ser pago definido da Prefeitura, cabendo à agência apenas seguir a orientação.

Procuramos o proprietário da agência para saber qual seria o critério adotado, mas não conseguimos falar com ele, que estaria fora no momento da ligação.

Segundo dados do orçamento deste ano, será investido mais de R$ 1 milhão só neste ano com Comunicação pela Prefeitura de João Monlevade.

Acima você vê a imagem do relatório apresentado na Câmara pelo vereador Sinval Jacinto Dias.




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