.

.

03 abril, 2014

Fundo do poço


Se passaram oito anos desde que o ex presidente Lula anunciou com estardalhaço que o Brasil seria alto suficiente em petróleo, depois da descoberta do pré sal. Hoje, a Petrobras enfrenta crise, a empresa perdeu 50% de seu valor de mercado, fez escolhas erradas e é usada politicamente para indicações de cargos para partidos aliados e o PT. O governo ainda obriga a estatal a vender combustível a preços defasados para segurar a inflação e comprar equipamentos de fornecedores locais, muito mais caros. 

Uma idéia melhor

Só para se ter uma idéia do que acontece, a Petrobras compra petróleo lá fora para revender aqui. O volume aumentou 470% nos últimos três anos. Ou seja, toda vez que o petróleo sobe, a Petrobras é a única empresa do mundo que perde dinheiro, pois compra mais caro em outros países e vende mais barato do que comprou no Brasil. É por essas e outras que o valor de mercado da empresa, que era de R$ 380 bilhões em 2010, caiu pela metade, para R$ 179 bilhões este ano. As ações então nem se fala. Vendi todas que tinha. Fui um dos iludidos pelo governo.

Copa e eleição

A não ser que alguma tragédia aconteça, a presidente Dilma chegará à campanha eleitoral a frente nas pesquisas. Ainda assim, a campanha deste ano será diferente das demais em que o PT venceu. Primeiro, porque Campos e Aécio são candidatos mais fortes que Serra. Segundo, porque a economia do Brasil não vai bem. No governo Dilma, o maior índice alcançado de crescimento do PIB foi 2,5%, no primeiro ano de governo, ainda surfando no investimento pré eleitoral do último ano de Lula. Com a presidente, a inflação fica sempre na casa dos 6%. Com FHC foi 0,5% e Lula 3%. O dado que é vantajoso com Dilma é o emprego e uma leve melhora no varejo em 2014. Ainda deve-se levar em consideração o que vai acontecer na Copa.


Nenhum comentário: